81% das residências de São Paulo possuem acesso à internet
Estudo da Fundação Seade aponta desafios no acesso à internet e no desenvolvimento de habilidades digitais
- Data: 02/04/2025 23:04
- Alterado: 02/04/2025 23:04
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
A Fundação Seade divulgou dados sobre Infraestrutura de acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs) em domicílios no Estado de São Paulo, além do acesso individual à internet e habilidades digitais. Os resultados apontam que, em 2024, 81% das residências possuíam acesso à internet e 83% da população era usuária da rede. Revelam ainda incremento, entre 2023 e 2024, do acesso à internet realizado exclusivamente pelo celular, em detrimento do seu uso combinado com o computador, reflexo da decrescente presença desses equipamentos nas residências.
No conjunto das habilidades digitais, a pesquisa mostra que 59% dos usuários buscam informações sobre produtos e serviços on-line e 57% realizam transações financeiras digitais, práticas impulsionadas pela popularização de bancos on-line e ferramentas como o Pix. Além disso, 54% dos que acessam a rede adotam medidas de segurança on-line, como o uso de senhas fortes, e 50% demonstram preocupação com a verificação da veracidade de informações na rede.
Segundo análise da Fundação Seade “os resultados reiteram um cenário em que o acesso à internet e o desenvolvimento de habilidades digitais são influenciados pelo tipo de dispositivo utilizado, classe social e grau de instrução dos potenciais usuários”. As conclusões reforçam a necessidade de políticas públicas que contribuam para o acesso equitativo às TICs e o desenvolvimento de competências essenciais para a inclusão digital.

RECOMENDADOS
- Rodoviária de Santo André: mais de 8 destinos atendidos
- Parque Central de Santo André: 5 atrações para todos
- Sesc Santo André: 5 atividades para todos
- Poupatempo Santo André: mais de 5 serviços disponíveis
- Estação Santo André: 4 linhas de conexão estratégica no transporte do ABC
- Fundação Santo André: 3 áreas de ensino superior