Casa de Portinari celebra 1ª edição dos Dias Internacionais dos Museus-Casas
Instituição em Brodowski (SP) participa de iniciativa global que valoriza a importância das casas históricas na preservação da memória e do patrimônio cultural
- Data: 02/04/2025 18:04
- Alterado: 03/04/2025 10:04
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Em 5 e 6 de abril, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo gerida pela ACAM Portinari, participa da primeira edição dos Dias Internacionais dos Museus-Casas, promovidos pela Associazione Nazionale Case della Memoria, em parceria com o DEMHIST – Comitê Internacional de Casas Históricas do Conselho Internacional de Museus (ICOM) – e o ICLCM – Comitê Internacional para Museus Literários e de Compositores.
A iniciativa, de alcance global, tem como objetivo celebrar e fortalecer o papel dessas instituições na preservação da memória de personalidades que marcaram a história e a cultura em diferentes partes do mundo – propósito que o Museu Casa de Portinari abraçou desde o início, inscrevendo atividades especialmente desenvolvidas para a ocasião.
Programação especial
O Museu preparou uma programação especial com visitas educativas e uma dinâmica interativa voltada ao público de todas as idades. Durante os dois dias de evento, educadores conduzirão visitas guiadas pela casa onde Candido Portinari passou a infância e para onde retornava ao longo da vida. A atividade propõe uma reflexão sobre a arquitetura, os símbolos culturais do espaço e a presença viva da obra do artista, ainda visível nas paredes e objetos da casa.
Já a ação Giro do Saber convida os visitantes a testarem seus conhecimentos sobre a vida e a produção de Portinari, a história da edificação e curiosidades sobre o museu e a cidade de Brodowski. A atividade, de caráter lúdico, estimula a observação e a interação com o acervo, aproximando o público da missão do museu de forma leve, participativa e educativa.
Uma casa que vive no tempo e dialoga com o presente
“Os museus-casas são espaços de memória viva, onde a história e a cultura permanecem em constante diálogo com o presente. No Museu Casa de Portinari, buscamos não apenas preservar e divulgar o legado do artista, mas também criar conexões significativas com a comunidade, tornando o espaço um ponto de encontro para a reflexão, a educação e a troca de experiências”, destaca Matheus Maia, gerente da instituição.
A participação do Museu nesta iniciativa internacional reforça a relevância das casas históricas brasileiras, que guardam acervos afetivos e históricos profundamente conectados à identidade cultural do país.
“Na Casa de Portinari, nos preparamos com entusiasmo para fazer parte dessa grande celebração. Esta casa carrega muitas dimensões — reúne memórias, poéticas, afetos e a profunda relação dos habitantes com este lugar. Desenvolvemos um trabalho contínuo de diálogo com as novas gerações, mantendo viva uma casa histórica que permanece relevante para a sociedade de hoje”, diz Angelica Fabbri, museóloga e diretora do Museu Casa de Portinari/ACAM Portinari.
Para além da preservação do patrimônio, essas instituições exercem um papel social e educativo essencial, mantendo viva a memória de figuras que contribuíram para o pensamento, a arte e a cultura brasileira.
“A Casa de Portinari não apenas se orgulha de integrar essas comemorações, como também convida os museus e os públicos a celebrarem conosco”, conclui Angelica.

RECOMENDADOS
- Rodoviária de Santo André: mais de 8 destinos atendidos
- Parque Central de Santo André: 5 atrações para todos
- Sesc Santo André: 5 atividades para todos
- Poupatempo Santo André: mais de 5 serviços disponíveis
- Estação Santo André: 4 linhas de conexão estratégica no transporte do ABC
- Fundação Santo André: 3 áreas de ensino superior