Redes da Maré, moradores e lideranças comunitárias estão em Brasília para acompanhar votação da ADPF das Favelas

Quando a votação estava na pauta, foram entregues aos gabinetes dos ministros do STF 454 cartas e desenhos de crianças e jovens da Maré

  • Data: 02/04/2025 22:04
  • Alterado: 02/04/2025 22:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Redes da Maré, moradores e lideranças comunitárias estão em Brasília para acompanhar votação da ADPF das Favelas

Crédito:Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Você está em:

A equipe da Redes da Maré e lideranças comunitárias da Maré estão em Brasília para acompanhar o julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, a ADPF das Favelas, que deve ser votada nesta quinta, 03 de abril, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Além delas, um grupo de moradores da Maré, de cerca de 50 pessoas, composto também por familiares de vítimas de operações policiais, está na capital federal para assistir à votação.

Na semana passada, quando a votação estava na pauta, foram entregues aos gabinetes dos ministros do STF 454 cartas e desenhos de crianças e jovens da Maré como forma de aproximar os magistrados da realidade das favelas em dia de ação policial e, assim, sensibilizá-los sobre a necessidade de aprovação desta ADPF que preserva vidas.

Junto a isso, representantes da Redes da Maré entregaram exemplares da edição especial da sua publicação anual Boletim Direito à Segurança Pública na Maré “De Olho na ADPF 635”, que traz dados de 2016 a 2024, monitorados pelo projeto “De Olho na Maré”, costurando os números locais com a análise dos pontos expostos no voto do ministro relator Edson Fachin. Veja a publicação completa aqui.

A diretora fundadora da Redes da Maré, Eliana Sousa Silva, a coordenadora do Eixo de Direito à Segurança Pública da Redes da Maré, Tainá Alvarenga, a coordenadora da área de Incidência Política da organização, Lidiane Malanquini, e a advogada Marcela Cardoso, responsável pela sustentação oral da ação da instituição no STF, estão acompanhando em Brasília este momento histórico para a população das 15 favelas da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e disponíveis para entrevistas para comentar a expectativa em torno da votação e mesmo o seu resultado.

OCUPA ADPF 635

Simultaneamente, na Maré, acontecerá o evento OCUPA ADPF 635, no espaço Normal (Rua 17 de fevereiro, 237, Parque Maré), a partir das 14h, com exibição do julgamento ao vivo e debate sobre os principais pontos da ADPF 635. A programação do evento inclui uma fala institucional sobre a ADPF e os principais pontos da votação, dinâmicas interativas como “Fato ou Fake” para esclarecer dúvidas, a leitura de cartas escritas por moradores da Maré para os ministros do STF e apresentações artísticas. A mobilização, que termina às 18h, tem como objetivo reforçar a defesa dos direitos da população das favelas.

Compartilhar:

  • Data: 02/04/2025 10:04
  • Alterado:02/04/2025 22:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria











Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados